Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2013

TOMATES

Por Emerson Ruthes
Tenho ouvido falar muito de tomates ultimamente , tá caro ,tá bichado tá podre, difícil de encontrar ,etc.
Não entendo muito de tomates ,gosto deles nas pizzas, lanches ,salada e molhos. Mas com tanta informação e comentários decidi pesquisar um pouco sobre este fruto (sim ele é um fruto),assim como quase toda plantação "comercial" eles praticamente lavam os pés de tomates com agrotóxicos ,o mesmo com adubos químicos. Pois o tomate tem uma cultura difícil ,teoricamente ele é muito frágil ,adoece facilmente e morre mais fácil ainda !
Bem dias atrás eu estava trocando os botijão de gás aqui em casa e ao lado me deparei com o que? Sim um é de tomate! Bonito ,florido vistoso !!!!
Pensei na hora;
-Sou um homem de sorte ! No mundo onde quase todos brigam pelo tomate envenenado cresce ao meu lado um sem nem eu pedir!
Será que com tudo é assim? Pois muitas vezes ,trabalhamos ,suamos ,corremos atrás e não percebemos que o que queremos está do nosso lado , as vezes o mundo perfeito fica no quintal de casa ? Em quantos muitos se desesperam será que você não tem um pé de tomate nascendo aí perto? Muitos estão doando os rins para poder comprar e muitas vezes só precisam olhar ao lado ,quem sabe sim tirar as ervas daninhas ,afastar as pragas e só !Claro que os do verdureiro são polidos ,brilhosos e parecem lhe chamar e o teu por vezes está enrugado ,meio caído ...mas pelo menos você sabe o que está comendo .As vezes são disformes ,não tem a coloração ideal mas a essência deles é pura e isso que vale a pena! Claro você pode não ter um pé de tomate crescendo ao seu lado ,mas também não precisa se desesperar e atravessar o mundo atrás de um ! Existem berinjelas, rúculas, nabos e muito mais quem sabe não vale a pena experimentar ? Mesmo sendo enrugados ,estranhos e mal falados podem ser muito gostosos! Então aí está as vezes a felicidade está ao seu lado crescendo onde você nem imagina e se não esta ali pode estar onde você menos imagina apenas precisa olhar com outros olhos .Se de uma chance e experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário